Secretaria de Saúde retoma entrega de vacinas para 83 municípios do Rio

A operação vai contar com um helicóptero da Polícia Militar e dois do Gabinete Civil do Governo do Estado - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribui, nesta segunda (01), 22.570 doses de vacinas CoronaVac para 83 municípios. A operação vai contar com um helicóptero da Polícia Militar e dois do Gabinete Civil do Governo do Estado. O imunizante faz parte do lote enviado pelo Ministério da Saúde no último dia 24.

As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá fizeram a retirada das doses, quinta-feira (25/02), na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Já Paraíba do Sul, Sapucaia, Comandante Levy Gasparian, Três Rio e Areal receberam a vacina na sexta-feira (26/02), por via terrestre.

Público prioritário

A SES esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:

- profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;

- pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;

- pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;

- trabalhadores dessas instituições;

- povos indígenas vivendo em terras indígenas;

- idosos com mais de 90 anos.