Governo do Rio realiza a entrega da sexta remessa de vacinas às 92 cidades

Entre as 92, algumas já receberam as doses na quarta (3) e as 88 restantes recebem nesta quinta (4) - Foto: Mauricio Bazílio/Governo do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, nesta quinta-feira (04), a entrega da sexta remessa de vacinas contra Covid-19 a 88 municípios do estado. A operação contará com três helicópteros, que sairão do GAM da Polícia Militar, em Niterói. As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá realizaram a retirada das doses, na tarde desta quarta-feira (03.03), na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói.

A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (03), 249.200 doses da CoronaVac e está distribuindo metade do lote (124.600 doses) para primeira dose do esquema vacinal. A outra metade ficará retida na CGA e será enviada aos municípios no período programado para a aplicação da segunda dose.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforçou, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI).

A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

 

Público prioritário

A SES esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios.

Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:

Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;
Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;Pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;
Trabalhadores dessas instituições;
Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
Idosos a partir de 80 anos.


Vacinação

Até as 9h desta quarta-feira (03), o estado registrava 562.615 pessoas vacinadas com a primeira dose e 138.081 com a segunda.