Uerj suspenderá drive-thru de vacinação a partir de segunda

O atendimento para quem busca a primeira dose do imunizante permanece sendo realizado no posto de vacinação para pedestres montado em frente à Concha Acústica Marielle Franco - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A vacinação contra a Covid-19 no drive-thru da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã, será suspensa a partir da próxima segunda (15). O local funcionava exclusivamente para aplicar a segunda dose de quem já tinha se imunizado no local.

De acordo com a universidade, a maioria dos idosos vacinados pela Uerj já completou o ciclo da imunização. Faltam ainda cerca de duas mil pessoas que tomarão a segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca somente no mês de maio.

O atendimento para quem busca a primeira dose do imunizante permanece sendo realizado no posto de vacinação para pedestres montado em frente à Concha Acústica Marielle Franco, de acordo com a disponibilidade de vacinas e seguindo o calendário da Prefeitura do Rio. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com entrada pelo portão 1, na Avenida Radial Oeste.

Desde a abertura do drive-thru, em fevereiro, a equipe de voluntários da Uerj vacinou cerca de 23 mil pessoas.

"A segunda dose da vacina AstraZeneca será apenas em maio, para aqueles que foram imunizados em fevereiro. Com o reinício das aulas remotas na Universidade, as escalas dos nossos profissionais e estudantes voluntários ficaram limitadas",  explica o professor Ricardo Mattos, vice-diretor da Faculdade de Enfermagem da Uerj.

Segundo Mattos, a logística envolvida para a administração simultânea das duas doses da vacina seria arriscada. "A circulação no campus poderia ultrapassar 3 mil pessoas por dia, ocasionando longas filas e exposição desnecessária aos idosos", afirma.

Por isso, a opção foi priorizar o atendimento a pé, facilitado pela localização do posto de vacinação montado no campus: ao lado do acesso às estações de metrô e de trem.