Ambiente e Inea plantam mudas da Mata Atlântica no Vidigal

Iniciativa prevê o reflorestamento da região com mais de 300 mudas a serem plantadas - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o apoio do Projeto De Olho no Lixo, realizaram nesta semana o plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica no Morro do Vidigal, em São Conrado, Zona Sul da capital fluminense. A iniciativa prevê o reflorestamento da região com mais de 300 mudas a serem plantadas.

A área, além de degradada, estava sendo utilizada como ponto de despejo de lixo. O replantio irá garantir a preservação da Mata Atlântica e também contribuir para o fim desse descarte irregular.

"Estamos muito felizes em poder realizar essa ação e contar com a parceria da Viva Rio e do Projeto De Olho no Lixo. Ações como essa são fundamentais para estimular a consciência ambiental e espalhar boas práticas pelo nosso estado", explicou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

"Essa é uma área de fundamental importância que fica no coração do Rio de Janeiro. Promover essa ação é garantir o uso público, que se torna possível a partir da limpeza e conservação do local e da Mata Atlântica", disse Márcia Rolemberg, coordenadora da Área Socioambiental do Viva Rio e geral do projeto De Olho no Lixo.

A equipe do Projeto De Olho no Lixo - fruto de cooperação técnica entre o Viva Rio, a Secretaria do Ambiente e o Inea - realizou toda limpeza do local que recebeu as mudas. A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) deu apoio à iniciativa.

A ação foi realizada obedecendo o protocolo de segurança para preservar a saúde dos participantes, como o uso obrigatório de máscara, assepsia das mãos com álcool em gel e o distanciamento entre os participantes.