Fiperj: dicas para garantir o melhor peixe para a Sexta-Feira Santa

Semana santa - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A maré não estava mesmo pra peixe para o administrador aposentado Sergio Olivieri Guimarães, de 66 anos. Na barraca de frutos do mar, ele tinha um cardume de dúvidas para levar o almoço da família na Sexta-Feira Santa. Perigava apelar para o uni-duni-tê. Mas a insegurança dele fisgou a atenção do médico-veterinário André Medeiros, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), ligada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Especialista no assunto, ele ensinou o caminho das pedras para Sergio.

"O André chegou em uma excelente hora. Ele me explicou muito bem como se deve escolher um peixe de qualidade, com a aparência boa, bem conservado. Com o que ele me ensinou, tenho certeza de que estou levando um bom peixe para casa. A moqueca no almoço da Semana Santa com a família está garantida", vibra Sergio.

Na mais tradicional época de consumo de pescados no país, a Fiperj criou um guia que ensina como escolher um peixe de boa procedência para a Semana Santa.

"É muito importante estarmos atentos a algumas qualidades do corpo do peixe para levarmos para casa um pescado de qualidade, pois sua deterioração é rápida", explica André Medeiros.

Veja como identificar o peixe fresco:
- O olho tem que estar para fora, com a cor translúcida.
- As guelras (ou brânquias) servem para identificar o odor do peixe. O cheiro tem que ser suave. Fuja se estiver com odor carregado.
- A cor das guelras também ajuda a identificar se o peixe está fresco: elas devem ser rosadas e limpas.
- A textura do dorso do peixe é outra característica importante: quando apertamos com o dedo, a carne tem que voltar imediatamente.
- Escamas e nadadeiras firmes. Não devem sair com facilidade.


Tradição e nutrição

Os peixes mais comuns na mesa do fluminense são bacalhau, salmão, cherne, tilápia, atum, pintado e sardinha. Vale lembrar que o consumo de peixe é recomendado por especialistas pelo menos duas vezes na semana. Na hora da compra, também é fundamental avaliar a higiene do comércio.

A nutricionista Tatiana Novo, da Secretaria de Estado de Agricultura, ressalta que, além da tradição, os peixes têm um valor nutricional muito grande, confirmado por pesquisas científicas.

- Estudos têm associado o consumo de pescado com a redução de distúrbios crônicos não transmissíveis, como hipertensão arterial, doenças coronarianas e diabetes mellitus tipo 2, entre outros – explica a profissional.

Segundo o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, a Semana Santa é uma época de grande demanda por peixes, mas o Governo do Estado trabalha o ano inteiro para aumentar a produção fluminense de pescado.

- Estamos atentos a esta importante indústria fluminense, sempre viabilizando incentivos aos pescadores para que o número da produção aumente. Por meio da Fiperj, que é vinculada à Secretaria de Agricultura, os pescadores têm assistência e programas de incentivo – destacou Marcelo Queiroz.

Receita para a Sexta-Feira Santa

Além da parceria da Fiperj com os pescadores, o Restaurante Escola da Faetec ensina uma receita de peixe simples, deliciosa e, o melhor de tudo, com ingredientes baratos para deixar o almoço ainda mais especial. A coordenadora e chefe de cozinha Bruna Percu Cardoso ensina o passo a passo da receita:

Peixe à Portuguesa:
- 500 gramas de batata inglesa
- 2 cebolas médias
- 600 gramas de filé de peixe (3 filés do peixe de sua preferência)
- 1 molho de couve ou brócolis
- 1 pimentão vermelho
- 3 dentes de alho
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

- Tempere o peixe com limão, sal e pimenta e reserve.
- Coloque água para ferver: acrescente as batatas e as cebolas na fervura. Espere cozinhar, escorra e reserve. Guarde a água do cozimento.
- Com água reservada, coloque brócolis ou couve. Deixe apenas 2 minutos e retire.
- Em uma frigideira, refogue o pimentão junto com o alho.
- Coloque tudo dentro de uma travessa, na seguinte ordem: primeiro as batatas, depois cebola, brócolis ou couve, pimentão e alho refogados. Por último, coloque o peixe por cima e regue com azeite.
- Leve ao forno a 180 graus por 20 minutos.
- Bom apetite.