Rio: escolas particulares terão autonomia para decidir quando vão abrir

De acordo com o prefeito, o planejamento das próximos segmentos do ensino será definido nas próximas semanas - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um novo decreto prorrogou as medidas de restrição na cidade do Rio, publicado nesta sexta-feira pela prefeitura, liberou a abertura de escolas e creches públicas e privadas já a partir desta segunda. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, no entanto, as unidades privadas terão liberdade para decidir quando abrirão suas portas. No caso das unidades municipais, as aulas presenciais só voltarão na terça-feira.

"A rede municipal retornará para o ensino presencial na terça. Na segunda será de forma administrativa. As escolas que já tinham sido abertas desde a pré-escola até o segundo ano do ensino fundamental, seguindo o protocolo sanitário", explicou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, nesta sexta.

De acordo com o prefeito, o planejamento das próximos segmentos do ensino será definido nas próximas semanas. Até 24 de março, antes das medidas restritivas, foram abertas 419 escolas. Elas serão reabertas na semana que vem. A expectativa é chegar a 80% das turmas dentro dessas regras de segurança.

Eduardo Paes disse ainda que foram liberados R$ 17 milhões para a aquisição de artigos. Ele, no entanto, disse que não pode garantir que todas as mais de 1500 unidades de ensino sejam abertas ainda neste semestre.

- A expectativa é que a maioria esteja aberta, mas temos 25 escolas que vão exigir intervenções. E já iniciamos obras em outras 25 - disse Ferreirinha. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou nesta sexta-feira que vai criar um sistema inteligente para a verificação de laudos médicos de pessoas com comorbidades que pretendem tomar a vacina de Covid-19. Em entrevista coletiva no Centro de Operações Rio, ele explicou que o objetivo é evitar fraudes.