Cremerj promove campanha de vacinação para médicos de 50 a 59 anos

Imunização ocorre na sede do Conselho, em Botafogo, a partir desta segunda-feira (5), por agendamento no site - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) promove, a partir desta segunda-feira, 5, uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 para os médicos, seguindo todos os protocolos sanitários. Desta vez, os colegas de 50 a 59 anos é que vão ser imunizados. A ação acontecerá na sede do Cremerj, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro –, por agendamento on-line, de 5 a 16 de abril, das 10h às 15h30. Para evitar aglomerações, cada idade terá uma data específica para receber o imunizante.

No dia 5, serão vacinados os médicos com 59 anos; no dia 6, os profissionais com 58 anos; no dia 7, os que tiverem 57; no dia 8, aqueles com 56; e no dia 9, os que tiverem 55. Na próxima segunda-feira, 12, a campanha retornará e será a vez dos médicos com 54 anos; no dia 13, quem tiver 53; no dia 14, os profissionais com 52; no dia 15, aqueles com 51; e no dia 16, os médicos com 50 anos.

A campanha ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS RJ), que cederá as doses e definiu os critérios de idade. A iniciativa tem o objetivo de acelerar a vacinação de todos os médicos – uma bandeira defendida veementemente pelo Conselho desde que a vacinação começou no estado.

Um levantamento do Cremerj, realizado no fim de fevereiro, mostrou que ao menos 22 mil médicos do Rio de Janeiro esperam para ser vacinados – um número ainda muito alto para a situação que o estado enfrenta.

“A imunização deles garante a segurança da saúde não só dos próprios médicos como também dos seus pacientes, além dos colegas de trabalho. Representa ainda uma garantia de que teremos profissionais saudáveis para atender a nossa população com a abertura de novos leitos. É uma questão clara de saúde pública e de se evitar, inclusive, um colapso pela falta de médicos. Só no nosso estado tivemos a perda grande de uma centena de colegas, muitos deles referência na sua especialidade. Esta etapa da campanha é mais um passo até chegar no nosso objetivo, que é vacinar todos os médicos. Não vamos parar até conseguir”, afirma o presidente do Cremerj, Walter Palis.

Esta é a segunda vez que o Conselho promove uma campanha de vacinação para os médicos em sua sede. De 27 a 29 de janeiro, mais de 2.200 profissionais com idades a partir de 60 anos foram imunizados. Para este grupo, próximo ao dia estabelecido na carteira de vacinação para a segunda dose, o Cremerj abrirá um novo agendamento on-line para atendê-los.

 

Ação solidária contra a fome

O Cremerj vai aproveitar a campanha de imunização dos médicos de 50 a 59 anos, em sua sede, para iniciar o programa Vacina Solidária – uma ação do Conselho contra a fome em razão do momento delicado causado pela pandemia. O Cremerj vai arrecadar alimentos não perecíveis e pede aos médicos que forem se vacinar que colaborem com a campanha. Toda contribuição será doada para instituições de caridade cadastradas no Conselho.