PM apreendeu mais de 20 armas de fogo e explosivos por dia no primeiro trimestre

As apreensões neste primeiro trimestre registraram aumento expressivo em comparação com o mesmo período de 2020 - Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Levantamento da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM), feito com base nos dados do primeiro trimestre deste ano, revela um resultado expressivo, mas preocupante: de janeiro a março de 2021, somente policiais militares apreenderam 1.537 armas de fogo, entre as quais 115 fuzis, e 276 explosivos (granadas e artefatos artesanais). Ou seja, em média, foram recolhidos das mãos de criminosos, a cada dia, mais de 20 armas e explosivos.

O documento, elaborado pela Subsecretaria de Inteligência da SEPM, mostra ainda que, apesar dos novos desafios impostos à corporação em função da pandemia da Covid-19, os policiais militares mantiveram o trabalho incansável de combate à criminalidade. O balanço deste ano chegou a ser um pouco maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidos 1.496 armas de fogo e 275 explosivos.

Ao observar os números de fuzis e granadas, as apreensões neste primeiro trimestre registraram aumento expressivo em comparação com o mesmo período de 2020. A apreensão de fuzis foi 26% maior, e a de granadas, 16,5%. Nestes três primeiros meses foram apreendidos 276 explosivos – 225 granadas e 51 artefatos artesanais.

O saldo operacional da PM no primeiro trimestre revela ainda que os policiais militares fizeram 8.413 prisões e 1.097 apreensões de adolescentes envolvidos em atividade criminosa.

- Esses números têm um significado muito grande, porque revelam o tamanho do desafio enfrentado pela corporação e a capacidade inesgotável de nossos policiais militares, que não medem esforços para defender a sociedade – disse o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda.