Morre Vilmar Berna, jornalista e ambientalista

Vilmar Berna participou do movimento de despoluição da Baía da Guanabara - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Faleceu em 2/4, por complicações em decorrência de uma grave pneumonia, o jornalista Vilmar Berna. Um dos mais atuantes no jornalismo ambiental brasileiro, Berna tinha 64 anos e ao longo de sua carreira participou de vários movimentos em defesa da vida, da sustentabilidade e do patrimônio ambiental. Nascido em Porto Alegre, adotou Niterói como sua cidade e no Rio de Janeiro construiu toda sua carreira.

“Era um profundo conhecedor dos problemas ambientais e procurou fazer Jornalismo para combater o modelo de desenvolvimento que é predatório das riquezas naturais”, destacou a nota de pesar emitida pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado do Rio de Janeiro, do qual ele foi diretor. Ainda pela entidade, participou da criação e lançamento do Prêmio Nacional de Jornalismo Ambiental.

Fundador e diretor da revista e jornal Rebia, nos quais compartilhava matérias, críticas e denúncias, com a colaboração de vários colegas ambientalistas, Vilmar Berna participou do movimento de despoluição da Baía da Guanabara e por sua trajetória nacional e internacional, sua luta, militância e dedicação à questão ambiental recebeu em 1999 o Prêmio Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.