Mapeamento busca negócios sustentáveis na Baía de Guanabara

Iniciativa irá identificar e conectar produtos, serviços e tecnologias de impacto positivo em 17 municípios da Região Metropolitana - Foto: Tânia Rêgo/ Arquivo Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Negócios que promovem impacto positivo para a conservação da natureza e para o desenvolvimento em 17 municípios da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara têm a oportunidade de ganhar visibilidade e integrar uma rede de atores estratégicos para o desenvolvimento econômico da região. Interessados em participar do 1º Mapa de Negócios Sustentáveis na Baía de Guanabara podem se inscrever gratuitamente, em formulário on-line, até o dia 16.

A iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Firjan, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Humanize e Sebrae-RJ, tem o objetivo de contribuir para a transformação da realidade socioeconômica e ambiental da região a partir do fortalecimento de negócios que trazem impacto ambiental positivo para os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, ltaboraí, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti e Tanguá, além de parte de Cachoeiras de Macacu, Maricá, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio Bonito e Rio de Janeiro.

A partir deste retrato de negócios de impacto positivo nos 17 municípios que fazem parte da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, espera-se contribuir com o fortalecimento desse tipo de empreendimento e conectar os principais atores do território, justamente para valorizar pessoas e empresas que promovem iniciativas positivas para o meio ambiente, sociedade e economia. Além da inscrição de startups, empreendimentos e organizações da sociedade civil que desenvolvem produtos, serviços e tecnologias sustentáveis, a chamada também convoca protótipos que tenham modelos de negócio sustentáveis com o propósito de beneficiar o meio ambiente. O mapeamento é voltado a setores como agricultura, pecuária, manejo florestal, aquicultura, pesca, maricultura, turismo, saneamento e produtos e serviços sustentáveis.

O resultado do mapeamento será apresentado em maio deste ano. Os negócios integrantes do mapa farão parte de uma rede de impacto com instituições estratégicas que atuam no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região e ainda terão acesso, em primeira mão, a novidades sobre o movimento que as instituições organizadoras da iniciativa estão construindo para a Baía de Guanabara. Além disso, os três negócios de maior destaque ganharão visibilidade em ações de comunicação dos organizadores.

Outras informações sobre elegibilidade, critérios de avaliação e cronograma podem ser acessadas no regulamento completo disponível no link de inscrições (https://bit.ly/2Pm7KQ9).

Serviço:

1º Mapa de Negócios Sustentáveis na Baía de Guanabara
Inscrições: até 16/4
Saiba mais: https://bit.ly/2Pm7KQ9