Kit intubação: unidades de saúde relatam dificuldade no estoque

Em resposta à ofício da Defensoria Pública, 14 de 19 unidades hospitalares relatam problemas com insumos - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Até sexta-feira (16), exatas 19 unidades de saúde responderam a ofício encaminhado pela Defensoria Pública do Rio, com pedido de informação sobre estoque de medicamentos que compõem o chamado kit intubação.

Dentre os 19 ofícios respondidos, 14 informaram que a unidade está “em dificuldade” no tocante ao estoque. Uma unidade respondeu estar em situação “razoável”; outra ressalvou “não haver desabastecimento, mas estar em risco, considerando o cenário”.

Houve ainda uma unidade que informou não estar em situação crítica, “mas receosa” diante das circunstâncias. Uma única resposta foi de “risco de desabastecimento”. E, por fim, somente uma unidade garantiu estar abastecida, com bloqueadores para 72h e demais medicamentos para dez dias.

Os ofícios foram enviados pela Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva a unidades municipais, estaduais e federais em atividade em território fluminense, entre 25 de março e 14 de abril. A Defensoria ainda aguarda retorno de outros ofícios encaminhados.