Firjan abre inscrições para 300 vagas do programa 'Jovens do Futuro'

Desde a primeira turma, em 2011, já passaram pelo projeto mais de 720 jovens - Foto: Philippe Lima

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Estão abertas as inscrições para 300 vagas gratuitas para turmas do Programa ViraVida: Jovens do Futuro, com prazo final até o dia 30 de abril. De acordo com a Firjan Sesi, por conta da pandemia, as atividades serão desenvolvidas em formato remoto, durante quatro meses consecutivos, para adolescentes e jovens de ambos os sexos, entre 15 e 22 anos, moradores de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social em todo estado do Rio.

“Trata-se de uma experiência que contribuirá para o autodesenvolvimento e para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho”, resume Celso de Souza Cunha, especialista em Projetos Especiais da Firjan SESI e coordenador do ViraVida.

Para se inscrever, basta preencher um formulário na internet. Segundo a Firjan, o objetivo do programa é desenvolver um processo psicossocioeducativo voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social.

Serão atividades que contemplam temas como habilidades socioemocionais, rede de direitos, saúde mental, projeto de vida, educação para o mundo do trabalho, língua portuguesa, matemática aplicada ao cotidiano e empregabilidade.

As atividades integram educação básica e noções de autogestão, assegurando aos alunos atendimento psicossocial voltado ao resgate de valores e ao fortalecimento de vínculos familiares. Ao término do curso, é realizado um acompanhamento para o mercado de trabalho.

Além da Firjan SENAI SESI, o programa tem como parceiras as Redes de Proteção de Direitos, tais como o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CRES (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Conselho Tutelar, entre outros. Desde a primeira turma, em 2011, já passaram pelo projeto mais de 720 jovens.