Curso gratuito de gestão de segurança a porteiros

Próxima turma do Curso de Porteiros do Programa Segurança Presente está prevista para junho - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Antonio Pereira da Silva está há 20 anos olhando o vaivém de moradores do prédio em que trabalha, na Zona Oeste da capital fluminense. Há uma semana, entretanto, seu olhar está ainda mais apurado na portaria. Aos 54 anos e com o certificado de conclusão do Curso de Porteiros do Programa Segurança Presente nas mãos, ele se sente mais preparado para contribuir com a segurança e o bem-estar de todos do condomínio.

"Um ponto específico do curso que achei muito interesse foi o trato com os entregadores. Na pandemia, o movimento deles aumentou muito. Antes de abrir, precisamos ver se o morador realmente pediu entrega de algo. A gente acaba agindo no automático e abrindo a porta. Eu e os outros porteiros que fizemos o curso estamos mais atentos", avalia.

Antonio foi um dos quase mil profissionais que participaram do último curso on-line de gestão de segurança predial, oferecido gratuitamente pelo Programa Segurança Presente. A próxima turma está prevista para começar em junho. As inscrições podem ser feitas pelo site do Segurança Presente (www.segurancapresente.rj.gov.br) e pelas redes sociais (Facebook: Operação Segurança Presente / Instagram: @segurancapresente).

Coordenadora do curso, a major PM Laila Fernanda de Castro Gonçalves explica que ter funcionários capacitados nos prédios é importante não só para os moradores e para o próprio porteiro, como também para ajudar os agentes do Programa Segurança Presente.

"O curso foi idealizado com o intuito de promover a integração do Segurança Presente junto à sociedade fluminense. Com ações educativas e de orientação, conseguimos capacitar porteiros e outros profissionais que acabam sendo fundamentais para as ações preventivas promovidas pelo programa", explica ela.

Subsíndico do prédio em que o Antonio trabalha, Julio Cesar Conceição Goes decidiu fazer o curso ao lado dos demais funcionários do condomínio. Agora, o próximo passo é adotar os ensinamentos na gestão.

"Todos os cinco porteiros e o funcionário da limpeza fizeram o curso. Todos nós assistimos juntos. Vamos aplicar novas normas de conduta aqui. Enfatizei muito sobre a entrada e saída de veículos, assim como os cuidados de combate a incêndio", destaca Julio.

O curso é ministrado por servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, e aborda os seguintes tópicos:

- Noções básicas sobre rede de apoio à população em situação de rua;

- Noções básicas de Segurança Predial;

- Noções de Primeiros Socorros;

- Noções básicas de Combate a Incêndios.