Sebrae Rio capacita empresas com olhar socioambiental

Após participação no programa, pequenos negócios serão mais viáveis financeiramente - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Atualmente, tem crescido o interesse da população com o consumo consciente. Isso tem feito aumentar o número de empresários que se preocupam com os aspectos sociais e ambientais em sua gestão. Para apoiar os pequenos negócios (MEI, microempresa ou empresa de pequeno porte) voltados para atividades socioambientais, o Sebrae Rio prorrogou as inscrições do Programa Impacta. Os empreendedores interessados têm até o dia 14 de maio para confirmar suas inscrições, que são realizadas exclusivamente pela internet.

O Programa Impacta é subsidiado com recursos do Sebrae Rio (89%) e o investimento realizado pelas empresas selecionadas será de R$ 425, podendo ser parcelado em 12 vezes, sem juros. O projeto já acelerou mais de 100 negócios, que alcançaram um resultado de 70% de melhoria do nível de maturidade de sua gestão.

Esse é o caso da empresa EcoModas, de Friburgo. O empresário Alex Santos, participante da edição 2018 do programa, considera que a experiência foi importante para o desenvolvimento da empresa.“ Além de aprender sobre metodologias de negócio e gestão, trocamos experiências com vários empreendedores e ampliamos nossa rede de contatos. Fomos influenciados pelas histórias que ouvimos de outros empresários. O Programa Impacta proporcionou clareza sobre quem somos e a nossa missão no mundo. Hoje, compreendo que pertenço a um negócio de impacto, focado na preservação do planeta, que conecta pessoas e empresas na busca por um mundo melhor, oferecendo projetos e produtos voltados à moda sustentável”.


“A viabilidade econômica é o principal elemento para o desenvolvimento sustentável de uma empresa. Os empreendedores precisam ser competitivos, estar economicamente saudável, sem deixar de lado sua proposta socioambiental. Durante o programa, os empresários recebem apoio estruturado e continuado, além de contarem com mentores especialistas acompanhando a sua rotina, com o objetivo de alcançar essas metas”, enfatiza Juliana Oliveira, analista do Sebrae Rio.

Programa Impacta
Ao todo, a instituição oferece 45 vagas. O projeto terá duração de seis meses e o empresário terá mentorias individuais, consultorias temáticas, workshops coletivos e encontros de rede e compartilhamento. Os participantes também receberão apoio especializado para estruturar seu modelo de negócio, melhorar suas vendas e faturamento, além de construir os indicadores de impacto do negócio.


A instituição oferece 54 horas de treinamento para cada empresa, que incluirá mentoria individual; consultoria com especialistas nas temáticas de finanças, processos, marketing digital e vendas; workshops coletivos sobre os temas impacto, ODS, sustentabilidade, indicadores de impacto, colaboração, soft skill, ambiente competitivo, marketing digital, funil de vendas, business intelligence, apresentação estratégica e pitch, além de encontros com mentores de mercado convidados para troca de experiências nas temáticas de validação de negócios, impacto e tecnologia. Todas as atividades serão online.