Microempreendedores têm apoio da AgeRio superior a R$ 2 milhões

Desde janeiro, 410 empreendedores receberam apoio por meio de linha de crédito mais atrativa - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado da AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio) liberou mais de R$ 2 milhões em recursos em 2021. Desde janeiro, 410 empreendedores receberam apoio por meio de linha de crédito mais atrativa do que as praticadas no mercado. Os principais segmentos contratados foram moda/vestuário, alimentação e beleza/cosméticos. Os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Petrópolis e Angra dos Reis lideram a maior concentração de empreendedores que foram apoiados pela Agência. A ampliação da rede de correspondentes bancários da AgeRio também tem permitido o alcance ao crédito nas cidades fora da Região Metropolitana do estado.

O presidente da AgeRio, André Vila Verde, ressalta que a parceria que vem sendo firmada com prefeituras fluminenses também é uma das razões para alcançar esse importante resultado:

"Uma das missões da Agência é fomentar o desenvolvimento do Estado do Rio por meio de apoio aos microempreendedores, sejam formais ou não, principalmente no momento de crise que estamos atravessando. Por orientação do governador Cláudio Castro, temos aumentado a capilaridade da AgeRio nos municípios e permitido o acesso ao crédito de empreendedores que por vezes não sabem que podem alavancar os seus negócios e gerar renda por meio de financiamento sustentável".

O microempreendedor Lucas Vieira, de Miguel Pereira, Região Centro-Sul Fluminense do estado, contou que o crédito da AgeRio foi importante para o processo de expansão de plataforma digital especializada em cursos profissionalizantes focados nos estudantes do país:

"Com o apoio pude adicionar curso de Inglês para os alunos que utilizam a plataforma. Ao todo, 90% dos recursos foram revertidos em melhorias e ações no sistema e o restante em matérias para a oferta do curso do idioma".

Vinicius Sarciá, presidente do Conselho de Administração da AgeRio, afirmou que um dos principais diferenciais da AgeRio é conhecer o empreendedor, procurar identificar as reais necessidades e onde a Agência pode ser um diferencial na vida deles.

"O fomento aos negócios locais é fundamental para movimentar a economia e fortalecer o desenvolvimento econômico do estado", declarou Sarciá.