Inea faz trabalho de limpeza e desassoreamento em Guapimirimde rio

A iniciativa, mais uma do Programa Limpa Rio, tem por objetivo contribuir para minimizar as inundações decorrentes de transbordamentos - Foto: Divulgação/ Inea

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começaram a fazer a limpeza e o desassoreamento de um trecho de 4.400 metros do Rio Magé Mirim, no município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio. A iniciativa, mais uma do Programa Limpa Rio, tem por objetivo contribuir para minimizar as inundações decorrentes de transbordamentos.

A expectativa é retirar 48.400 metros cúbicos de sedimentos desse corpo hídrico para destinação ambiental adequada. Em 2020, o Inea retirou 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses.

- O trabalho do Limpa Rio cumpre um papel fundamental de prevenção do impacto das chuvas e também da recuperação de rios e canais pelo estado. Estamos trabalhando muito para alcançar cada vez mais municípios - explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Desde janeiro, o órgão ambiental estadual realiza intervenções em 30 corpos hídricos de 20 cidades: São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Areal, Teresópolis, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Quissamã, Itaboraí, Três Rios, Rio Bonito, Japeri, Cordeiro, Itaocara, São Gonçalo, Seropédica, Magé, Itaguaí, Sapucaia e Campos dos Goytacazes.