Vacinação em massa na Maré acontece a partir desta quinta

A intenção é que até domingo (1º) toda a população adulta seja vacinada - Foto: Divulgação/ Fiocruz

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em uma ação integrada, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, a Redes da Maré e Fiocruz promovem, a partir desta quinta (29), uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 em mais de 140 pontos da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A Prefeitura mobilizou também a Subprefeitura, a Secretaria Municipal de Educação e toda a rede de 45 escolas do território, com o objetivo de garantir a mais ampla cobertura vacinal. A intenção é que, até domingo (1º), toda a população adulta jovem, a partir dos 18 anos, seja vacinada pelo menos com a primeira dose do imunizante da AstraZeneca, produzido pela Fiocruz.

A vacinação em massa será o ponto de partida para o estudo inédito que a Fundação conduzirá com o objetivo de mapear o impacto da vacinação na população da Maré.

“Com esse estudo, vamos avançar ainda mais para o entendimento da eficácia e da proteção que a vacina dá à população amplamente vacinada. Todos os profissionais da SMS estão muito empenhados para ajudar nessa grande vacinação. São mais de 1,6 mil voluntários envolvidos e com muita dedicação, fazendo história no Rio de Janeiro”, destaca o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Tendo em vista as peculiaridades presentes em territórios de favelas e periferias, o estudo propõe um olhar que vai além do levantamento da efetividade direta das vacinas na proteção contra o vírus e suas variantes. 

A meta é antecipar a vacinação de 31 mil pessoas que, junto com as demais faixas etárias que já haviam sido contempladas pelo calendário do município, passam a ser monitoradas pelos grupos de pesquisa. A efetividade da vacina será avaliada, levando em conta os seguintes critérios: idade; sexo; tipo de vacina que foi ministrada; tempo de infecção após a vacinação, tempo até a segunda dose, ocorrência de casos graves e prevenção de óbitos.

Um outro grupo significativo da população é composto pelas crianças e pelos adolescentes que embora não estejam dentro do público-alvo da vacinação, também integram a pesquisa. Ancorado em dois pilares centrais, a vacinação em massa e a testagem em grande escala da população, o estudo que será coordenado pela Fiocruz é um desdobramento de diversas ações de mobilização social que vêm sendo implementadas na Maré desde junho do ano passado com o projeto Conexão Saúde - De Olho na Covid.

O projeto, que hoje é referência no combate à pandemia em territórios de favelas, oferece gratuitamente serviços de testagem, telessaúde e apoio no isolamento domiciliar a pessoas com Covid e foi preponderante para o avanço da pesquisa entre os moradores da Maré.