CCBB dá início às comemorações do Centenário da Semana de 22

A exposição também pretende analisar alguns dos principais processos artísticos ao longo dos anos. Abaporu (foto) foi uma das principais obras do período modernista brasileiro - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro lançará uma exposição denominada "Brasilidade Pós-Modernismo", que será apresentada entre 1º de setembro até 22 de novembro na sua sede, no Centro da capital.

Além do marco diante do centenário, a exposição também pretende analisar alguns dos principais processos artísticos que nasceram ao longo dos anos, logo após a Semana de 22, onde o modernismo era a base das principais ideias de revolução no campo da arte.

Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra chama atenção para as diversas características da arte contemporânea brasileira da atualidade cuja existência se deve, em parte, ao legado da ousadia artística cultural proposta pelo Modernismo.

Nuances que o público poderá conferir nas obras dos 51 artistas de diversas gerações que compõem o corpo da exposição, entre os quais Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Arnaldo Antunes, Cildo Meireles, Daniel Lie, Ernesto Neto, Ge Viana, Jaider Esbell, Rosana Paulino e Tunga .

Organizada em seis núcleos temáticos – Liberdade, Futuro, Identidade, Natureza, Estética e Poesia -, a mostra apresenta pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, instalações e novas mídias. Segundo Tereza de Arruda, por meio deste conjunto plural de obras, “a Brasilidade se mostra diversificada e miscigenada, regional e cosmopolita, popular e erudita, folclórica e urbana”.

Em 1922, os modernistas buscavam a ruptura dos padrões eurocentristas na cultura brasileira e hoje, os contemporâneos que integram esse núcleo – Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, José Rufino, Rosana Paulino, Farnese de Andrade, Tunga, Ge Viana e José De Quadros – buscam a revisão da história como ponto de partida de um diálogo horizontal, enfatizando a diversidade, a visibilidade e inclusão.