Programa Saúde Mental oferece apoio para servidores da educação

O apoio será oferecido por meio de vídeos, palestras, rodas de debate e escuta ativa por profissionais de psicologia - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Programa Saúde Mental está sendo lançado nesta quinta (26) para oferecer apoio psicológico online individualizado ou em grupo para mais de 51 mil profissionais da rede municipal de ensino do Rio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com universidades e associações, tem como objetivo ajudar esses servidores no enfrentamento dos desafios vivenciados durante a pandemia.

O apoio será oferecido por meio de vídeos, palestras, rodas de debate e escuta ativa por profissionais de psicologia. Os interessados deverão acessar a página do Rioeduca.net e, ao escolher o atendimento desejado, será automaticamente direcionado para a instituição responsável.

De acordo com secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, o programa de Saúde Mental é parte de um projeto maior de valorização dos profissionais de educação e está alinhado as metas da prefeitura.

– Estamos travando uma luta contra a pandemia e nos preocupamos muito com a saúde física e mental dos nossos profissionais. Esse programa certamente ajudará muito nossos professores e servidores em geral nesse momento de tantos desafios, através de diferentes apoios, como os canais de diálogo entre com profissionais de departamentos de Psicologia das universidades parceiras- disse o secretário Ferreirinha.

Um serviço complementar ao projeto será o acesso gratuito ao aplicativo COMVC, que ajuda o usuário no dia a dia. Por meio dele é possível entender melhor o que é depressão, ansiedade e estresse. Desenvolvida para smartphones, a ferramenta monitora o comportamento apresentado pelo paciente e oferece recomendações customizadas para cada perfil. A ação permite a ampliação do autoconhecimento, por meio de gráficos personalizados.

Caso a procura pelos serviços supere o número de vagas ofertadas inicialmente, os inscritos serão incluídos numa fila de espera.

Entre as instituições parceiras estão a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, a Unisuam e as universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminense (UFF) e de São Paulo (USP).

Conheça as ações:
1- ENTREPAUSAS – Série especial de oito episódios produzida pela MultiRio, em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP). Cada episódio é um convite à reflexão sobre sentimentos e emoções presentes no contexto atual de pandemia.

2- Aplicativo COM VC – App com vídeos, ferramenta customizada para orientações que permitem ampliação do autoconhecimento sobre saúde mental, de acordo com o perfil do usuário.

3- Rodas de Conversas (remotas) – Com temáticas específicas, ajuda a minimizar a ansiedade relativa ao momento atual.

4- Escuta Ativa – Sessões individuais para escuta e orientação, pensando na melhoria da saúde mental.

5- Acolhimento em grupo – Encontros (remotos) em grupo sem temas direcionados com intuito de promover acolhimento aos profissionais de educação.

6- Acompanhamento Contínuo – Encaminhamento para acompanhamento psicoterápico de acordo com as necessidades observadas no decorrer do programa.