Prefeitura do Rio oferece oficinas de teatro em diferentes regiões

Ministradas em diferentes regiões do Rio, as aulas são destinadas ao público infantil, juvenil, adulto e idoso - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para aqueles que buscam ir além das atividades culturais, uma das apostas dos espaços reabertos da Secretaria Municipal de Cultura são as oficinas de teatro. Ministradas em diferentes regiões do Rio, as aulas são destinadas ao público infantil, juvenil, adulto e idoso. Confira mais informações:

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Humaitá

‘Mobilização teatral’

Toda quarta, a partir de 15/09, das 9h30 às 11h30. Valores pelo e-mail [email protected]. 60 anos.

Oficina de teatro para idosos com a atriz Guida Vianna. Serão 14 encontros com duração de duas horas cada. As aulas têm como propósito mobilizar os alunos para a cena teatral a partir de improvisação, jogos teatrais e leitura de cenas. As inscrições são presenciais, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. As vagas são limitadas.

– Considero minha atividade como professora tão importante quanto a minha carreira de atriz. A troca que acontece em uma aula é a mesma troca que almeja o artista com o espectador. Esse é o meu objetivo, passar para as pessoas que o teatro é uma arte que amplia nossa visão, nos ensina a viver e altera nosso destino – destaca Guida Vianna, atriz e professora teatral com 45 anos de atuação em cinema, teatro e televisão.

Rua Humaitá, 163 – Humaitá – 2535-3846.

Museu Histórico da Cidade, Gávea

Teatro no Museu

Todo sábado, das 10h às 13h. Gratuito. 14 anos.

Oficina de teatro com o ator e diretor Anderson Barnabé. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente aos sábados, no Museu Histórico da Cidade.

Estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea

Contatos: [email protected]

(21) 9 7532 4428 – (21) 3443 – 6341

Centro Cultural Profª Dyla Sylvia de Sá, Jacarepaguá

Aulão de teatro e música de letramento

Domingo (29/08), às 15h. Gratuito. Livre.

A Crespinhos Sa convida o público infantil para um dia especial com muito teatro, dança, literatura e música. O aulão de teatro será ministrado por Duda Gomes. Já Carlos Carvalho vem com uma proposta lúdica de música, apresentando um pouco do universo do samba e funk.

Rua Barão 1.180, Praça Seca, Jacarepaguá – 3111-2011.

Lona Cultural Municipal Elza Osborne, Campo Grande

Oficina de teatro jovem e adulto – online

Todos sábados de setembro (4, 11, 18 e 25/09), das 9h às 11h. Gratuito. 15 a 60 anos.

Oficina de teatro infantil – online

Todas as terças de setembro (7, 14, 21 e 28/09), das 15h às 17h. Gratuito. 6 a 14 anos.

As oficinas de teatro são uma parceria com o Centro de Convivência e Cultura da Zona Oeste e tem como objetivo criar mecanismos que integrem a comunidade do entorno com os usuários da rede de saúde mental (CAPS e CAPSI). Ministradas pelo professor de teatro e diretor da CiaDraca Rodrigo de Castro e com acompanhamento e supervisão da psicóloga Janaína Fernandes, as aulas contam com exercícios de respiração, alongamento, concentração, improviso e debate.

Estrada Rio do A, 220, Campo Grande – 2487-6733 ou [email protected]

Areninha Carioca Renato Russo, Ilha do Governador

Oficina de teatro infantil

Toda segunda, das 18h às 19h. Gratuito. 3 a 8 anos.

Oficina de teatro juvenil

Toda segunda, das 19h às 20h. Gratuito. 9 a 14 anos.

Oficina de teatro juvenil – online

Toda sexta, às 18h. R$ 30. 9 a 14 anos.

Oficina de teatro adulto

Toda quarta, às 19h. Gratuito. 15 anos.

As oficinas são voltadas para aqueles que desejam experimentar o teatro a partir dos jogos dramáticos, técnicas de improvisação e exercícios para composição de personagens. A proposta é ampliar a capacidade expressiva do corpo e da voz, desenvolver sensibilidade, criatividade e a capacidade de comunicação a partir do contato com as ferramentas básicas da arte da interpretação e do estudo de trechos de peças importantes da dramaturgia brasileira.

Parque Poeta Manuel Bandeira, s/nº, Cocotá, Ilha do Governador – 2467-0095