Quase 40% dos bares e restaurantes do Rio operaram no vermelho em julho

Segundo o levantamento 26% das empresas do setor no estado não conseguiram honrar integralmente o pagamento dos salários em agosto - Foto: Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O setor de bares e restaurantes do Rio ainda não se recuperou da crise causada pela pandemia da Covid-19. Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro mostra que, mesmo com a retomada das atividades, o setor segue fortemente impactado pela pandemia. De acordo com o levantamento, 39% dos estabelecimentos tiveram prejuízo no mês de julho, enquanto 35% trabalharam na média entre perdas e ganhos e 26% tiveram lucro no período.

Isto mostra uma melhora em relação ao mês de junho, quando 47% afirmaram terem tido prejuízo, de acordo com a AbraselRJ. Ainda segundo o levantamento 26% das empresas do setor no estado não conseguiram honrar integralmente o pagamento dos salários em agosto, índice um pouco pior do que a média nacional (16%).

Outro dado da pesquisa mostra que 63% dos estabelecimentos têm pagamentos em atraso. O índice está acima da média nacional, que é de 54%. Além disso, 77% das empresas do setor no Rio de Janeiro têm algum empréstimo contratado. Destas, 44% possuem ao menos uma parcela em atraso.