Funarte e UFRJ promovem curso de gestão e produção cultural

A atividade é restrita a alunos que se inscreverem no site do projeto até esta quarta (1º) - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O projeto Um Novo Olhar (UNO), fruto de parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está com inscrições abertas, gratuitas, para o Curso de Gestão e Produção Cultural Acessível – integrante do Festival Arte de Toda Gente. Composta por seis mesas on-line, ao vivo, a atividade é restrita a alunos que se inscreverem no site www.umnovoolhar.art.br, até dia 1.º de setembro, quarta-feira. Realizadas na plataforma Zoom, as sessões começam no dia 2, quinta, às 10h, e terminam dia 4, sábado.

O tema do curso é a acessibilidade cultural para pessoas com deficiência, com foco na gestão e na produção acessível para projetos e ambientes culturais. O trabalho é destinado a produtores e gestores da área de cultura. A curadoria do programa Arte de Toda Gente é da Escola de Música da UFRJ.

Cada encontro on-line terá duas horas de duração. As professoras são Patrícia Dorneles, Isadora Machado, Renata Silencio, Desirée Nobre e Tatiana Castro. É necessário fazer inscrição prévia, sujeita a confirmação. Estão disponíveis 50 vagas. Ao final das atividades, será emitido um certificado para os alunos que estiverem presentes a, no mínimo, quatro oficinas.

Conteúdo

As sessões didáticas on-line abordam pautas como: “um breve histórico do direito cultural das pessoas com deficiência; os aspectos gerais das deficiências; a contribuição da tecnologia assistiva”; e “gestão, elaboração, produção e difusão de produtos, projetos e ambientes culturais acessíveis”. Confira abaixo:

Datas e temas

2/9 – 10h às 12h: 1 – Direito, Cidadania e Diversidade Cultural
2/9 – 14h às 16h: 2 – Aspectos gerais da Deficiência e Dimensões da Acessibilidade
3/9 – 10h às 12h: 3 – Acessibilidade em Ambientes Culturais
3/9 – 20h às 22h: 4 – Tecnologia Assistiva
4/9 – 10h às 12h: 5 – Produção Cultural Acessível
4/9 -14h às 16h: 6 – Logística de Produção e divulgação acessível para Redes Sociais
Professoras

Patrícia Dorneles é mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 2001 – e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 2011. É pós-doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – SP. Tem experiência na área de artes, com ênfase em política cultural, atuando principalmente nos campos de: ação e política culturais; educação popular; ação coletiva; e de saúde e direitos humanos. É professora adjunta IV do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ. coordenadora do I Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para Pessoas com Deficiência – apoiado pelo Governo Federal – e das ações relacionadas à acessibilidade do Projeto Um Novo Olhar – Programa Arte de Toda Gente (Funarte/UFRJ).

Isadora Machado é produtora de acessibilidade do Um Novo Olhar. É especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ, graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Campinas (SP) e tem formação em Desenvolvimento Front-end. Atua também como consultora, palestrante e produtora de workshop na área de “acessibilidade, Inclusão, diversidade e tecnologia”. É integrante do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde (Lacas), do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ.

Renata Silencio é produtora cultural formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro (IFRJ). É especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ/Ministério da Cultura (MinC) e em Turismo, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é professora do Bacharelado em Produção Cultural e de Especialização em Línguas, Artes, Cultura e Educação no IFRJ. Na mesma instituição, integra o Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Produção Cultural. Também é vice-coordenadora do Núcleo de Apoio para Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) desse Instituto. Tem experiência em planejamento, coordenação de produção, produção executiva e produção administrativa de projetos culturais – sempre com foco acessibilidade cultural.

Desirée Nobre é doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) – Portugal – e também em Memória Social e Patrimônio Cultural, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – RS. Possui mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela mesma instituição (2020), na qual é docente substituta do Curso de Terapia Ocupacional; onde, ainda, graduou-se como Terapeuta ocupacional (2017). Em 2015, cumpriu estágio em Acessibilidade Cultural no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha – Portugal. Nesse país, realizou residência profissional no Museu de Leiria (2018). Coordenadora do Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural (2020), é idealizadora do projeto do livro multiformato A casa do conselheiro e integrante do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultural, na linha Acessibilidade Cultural. Pesquisadora dessa área em museus, integra a Rede de Articulação, Fomento e Formação em Acessibilidade Cultural (Raffacult) e, na mesma vertente de estudo, o Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura.

Tatiana Castro é mestranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – 2020 –, é terapeuta ocupacional, formada pela UFRJ (2018). Atua no Setor de Orientação e Mobilidade da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), em Niterói (RJ). Pesquisadora em Acessibilidade Cultural, é integrante do projeto de extensão Um museu para todos: adaptação da exposição Memórias da Terra (Museu da Geodiversidade – IGEO/UFRJ) para inclusão da pessoa com deficiência, do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura, na linha de pesquisa Acessibilidade Cultural; do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde (Lacas)/UFRJ; e da Raffacult. Seus principais temas de abordagem são: “acessibilidade, pessoa com deficiência, terapia ocupacional, cultura, museu de ciência” e “patrimônio geológico”.

Projeto Um Novo Olhar

O objetivo do Um Novo Olhar (UNO) é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e regentes para coro. Com a exibição on-line de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem, ainda, como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade.