Governo anuncia lançamento de Transparência do Pacto RJ

A previsão é que os projetos gerem, ao todo, 150 mil empregos diretos e indiretos - Foto: Philippe Lima/Palácio Guanabara

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cláudio Castro, governador do Rio, anunciou nesta terça (14) o lançamento do Portal de Transparência do Pacto RJ. O projeto será composto por R$ 14 bilhões de recursos do próprio do orçamento do estado e R$ 3 bilhões de recursos do leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro.

O governador informou que será possível saber quais foram os repasses feitos pelo estado aos municípios, mas não haverá monitoramento de quanto cada cidade está gastando nos projetos.

Alguns dos projetos que serão contemplados pelo Pacto RJ são: recuperação de 50% das estradas estaduais (as RJs); construção de 7.340 unidades habitacionais no Rio, na Baixada Fluminense e no interior, incluindo as comunidades do Alemão, Jacarezinho e Manguinhos; criação de um corredor exclusivo para ônibus em São Gonçalo; retomada do Teleférico do Alemão, que está fechado desde 2016, dentre outros. A previsão é que os projetos gerem, ao todo, 150 mil empregos diretos e indiretos.