Servidores públicos protestam contra novos projetos do Governo

O intuito do grupo é mobilizar a categoria contra mudanças que alterariam benefícios de servidores públicos - Foto: Reprodução/ Twitter

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um protesto foi realizado nesta quarta (15) em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), organizado por bombeiros, policiais militares, penais e civis. O intuito do grupo é mobilizar a categoria contra mudanças que alterariam benefícios de servidores públicos.

A manifestação acontece após a apresentação de um projeto na semana passada pelo governador Cláudio Castro (PL), depois que o governo federal impôs contrapartidas para que o estado do Rio permaneça no Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Aderir ao RRF significa suspender o pagamento de dívidas do estado com a União por um ano, fazendo com que a partir do ano que vem o pagamento parcelado em nove anos.

Os projetos só devem ser votados em outubro. Nesta manhã, uma audiência pública discute as possíveis mudanças. Algumas mudanças na vida do servidor seriam: Extinção da gratificação de tempo de serviço (triênios); Extinção da licença especial de PMs e bombeiros com 10 anos de corporação
; Extinção da progressão automática de carreira; Suspensão de promoções até que progressão de carreira seja regulamentada; Nova idade mínima de aposentadoria: 62 anos para mulheres; 65 para homens; Aposentadoria com 25 anos de contribuição (10 de serviço público e 5 no cargo).