Sebrae identifica alimentos diferenciados para promover novos negócios

Cinquenta empreendedores fluminenses terão a oportunidade de expor seus produtos em nova plataforma gratuita - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae, 39% das empresas que apostam em produtos e serviços diferenciados aumentam as suas chances de sobrevivência. Por ser rico em biodiversidade, o Brasil é um celeiro de oportunidades no setor de alimentos e bebidas. Para potencializar, qualificar e comercializar esses produtos, o Sebrae Rio aderiu ao projeto “Alimentos Brasileiros Diferenciados”, que vai selecionar 50 produtores rurais, micro ou empresas do Estado do Rio de Janeiro. A participação é gratuita e pode ser feita pelo link até esta segunda-feira (5).

Após a inscrição, será feito um levantamento prévio dos empreendimentos com potencial para entrar na lista de alimentos diferenciados. O empreendedor poderá inscrever até três produtos do seu portfólio. As mercadorias selecionadas ficarão expostas em uma nova plataforma desenvolvida pelo Sebrae.

“Essa é uma grande oportunidade de agrupar imagens de alimentos e bebidas diferenciados de todos os estados brasileiros em um banco de dados, desde que esses produtos atendam a certos requisitos, além de promover nossa biodiversidade. A nossa expertise vai permitir que esses pequenos negócios tenham acesso à inovação, gestão e novos mercados”, aponta Clarisse Fialho, analista de Mercado do Sebrae Rio.

Para participar, o empreendedor precisa ser um pequeno negócio produtor de alimentos, in natura ou processados, ou bebidas, MEI, microempresa, empresa de pequeno porte ou produtor rural.

Serão considerados aqueles alimentos e bebidas in natura e processados que tenham as seguintes características: tradicionais, coloniais, típicos, regionais e artesanais. Também são levados em conta atributos adicionais, como ser orgânico certificado, estar no comércio justo, possuir certificações socioambientais, serem oriundos da biodiversidade, inovadores ou gourmet.

Depois da avaliação dos produtos e das informações fornecidas, os empreendedores serão entrevistados. Os produtos aprovados terão uma produção visual de fotos e serão inseridos numa grande vitrine de Alimentos Brasileiros Diferenciados.