Linha Amarela terá campanha pelo uso correto das pistas automáticas

Para o especialista, avanço da vacinação beneficia turismo e eventos - Foto: Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir da próxima segunda-feira, dia 4 de outubro, a Lamsa promove uma campanha educativa para os motoristas que trafegam pela Linha Amarela. Com o nome “Passar na boa”, a ação tem como objetivo informar, conscientizar e mobilizar os clientes quanto ao uso correto das pistas automáticas na praça do pedágio. A ideia é contribuir para a redução das paradas de veículos, diminuindo o risco de acidentes e evitando multas. Atualmente, em média, mais de 84 mil veículos são parados, por mês, nas pistas automáticas da via expressa. Entre os principais motivos estão falhas e bloqueios nas tags e, até mesmo, a falta do dispositivo eletrônico.

A pista automática é exclusiva para veículos com tags válidas instaladas obrigatoriamente no para-brisa. Para que a via continue com uma travessia mais rápida, é fundamental que os usuários estejam com a tag válida e só acessem a pista expressa desta forma. Caso o dispositivo não esteja funcionando, o pagamento da tarifa deverá ser realizado nas cabines manuais em dinheiro, por aproximação com dispositivos com a tecnologia de NFC, e com cartões de débito e crédito.


Os clientes que utilizam a pista automática de forma indevida, sem a tag válida, estão sujeitos à multa, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a evasão de pedágio, no caso de não pagamento da tarifa, é uma infração grave e também gera multa.

“Mais da metade dos motoristas que utilizam hoje a Linha Amarela passam pela pista automática. No momento em que temos um número considerável de veículos sendo parados por conta de problemas ou falta do dispositivo que libera a passagem, isso traz riscos para motoristas e funcionários, além de prejudicar o tráfego da via. É importante que todos colaborem para, assim, termos um trânsito mais seguro e com fluidez”, afirma Marcus Rosa, diretor-superintendente da Lamsa.

A orientação da concessionária para quem está com a tag bloqueada é que regularize a situação contratual junto à operadora para poder transitar na pista automática. A empresa lembra que cada tag é vinculada a apenas uma placa e, na troca da placa do veículo para Mercosul, é necessário contato com a operadora para regularização do dispositivo.

Confira o que pode interferir na passagem do veículo pela pista automática:

Não possuir tag;
Estar com a tag descolada do para-brisa;
Estar com pendências contratuais junto à operadora;
Estar com a tag cadastrada em veículo que não seja o que se encontra dirigindo;
Estar com a placa do veículo desatualizada junto à operadora;
Estar com mais de uma tag vinculada ao veículo;
Estar com mais de uma tag fixada ao para-brisa;
Estar com a tag pré-paga sem crédito ou no período que o crédito ainda não foi carregado;
Estar acima da velocidade indicada para a pista automática.