Vacinação da população adulta da Maré terá segunda dose antecipada

Os moradores serão organizados para receber a segunda dose por faixa etária - Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fiocruz e a ONG Redes da Maré, antecipou a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na população no Complexo da Maré. Nos dias 14 e 15 de outubro, moradores com 18 anos ou mais que participaram da primeira etapa do projeto “VacinaMaré” vão receber mais uma dose do imunizante AstraZeneca. No dia 16, haverá repescagem para quem ainda não tomou a primeira dose da vacina.

Os moradores serão organizados para receber a segunda dose por faixa etária. No dia 14 de outubro, serão vacinadas pessoas com 25 anos ou mais; no dia 15, os moradores com 18 anos ou mais. Já no dia 16 de outubro, quem ainda não tomou a primeira dose e tiver 18 anos ou mais poderá se vacinar. Os PVs funcionarão das 8h às 17h nas clínicas da família e centros municipais de saúde do complexo e nas associações de moradores da Vila do João, Marcílio Dias, Parque União, Morro do Timbau, Rubens Vaz, Vila do Pinheiro e Roquette.

Na primeira etapa do projeto “Vacina Maré”, que aconteceu entre os dias 29 de julho e 1° de agosto, 36.929 pessoas foram vacinadas, superando a expectativa inicial da ação que era imunizar 30 mil moradores da comunidade. O estudo na Maré é conduzido pela Fiocruz e avaliará aspectos como a efetividade da vacina, medindo anticorpos e verificando a taxa de proteção direta conferida e a imunidade de rebanho (proteção indireta); a ocorrência de eventos adversos pós-vacinais nos imunizados; a transmissão e circulação de diferentes variantes; e a dinâmica epidemiológica do coronavírus no complexo de comunidades.