Camerata Jovem do Rio se apresenta na Cidade das Artes, na quinta

A apresentação faz parte da programação do Dezembro Sinfônico - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Formada por 17 músicos cariocas, com idade entre 18 e 24 anos, todos oriundos do projeto Ação Social pela Música, a Camerata Jovem do Rio de Janeiro se apresenta na quinta (16), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. O grupo vai tocar a partir das 20h no Teatro de Câmara. A apresentação faz parte da programação do Dezembro Sinfônico, em que o melhor da música clássica marcará presença no maior complexo de arte da América Latina.

Formada há apenas quatro anos por moradores de diferentes comunidades do estado do Rio de Janeiro, a Camerata já se apresentou em espaços consagrados da música clássica no Brasil, como a Sala Cecilia Meireles, Cidade das Artes, Theatro Municipal, Rock in Rio e centros culturais. E muitas vezes ao lado de grandes músicos como o pianista chinês Lang Lang e o violonista brasileiro Yamandú Costa. Os jovens músicos participaram também, com grande sucesso, do Festival Internacional de Música de Londrina e do Festival Internacional de Música de João Pessoa.

Em 2017, eles fizeram sua primeira turnê pela Europa, realizando apresentações na Alemanha e Holanda, em espaços renomados da música clássica internacional, como o Concertgebouw, em Amsterdã. Em 2018, a Camerata Jovem foi novamente convidada para realizar concertos no exterior, desta vez em Nova York, sendo o grande destaque a apresentação na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em agosto de 2019, a Camerata Jovem embarcou para sua segunda turnê europeia, realizando apresentações para grandes públicos, em cidades alemãs e suíças. No Tonhalle de Zurique, os jovens músicos cariocas foram convidados para tocar na celebração do centenário da ONG Save the Children, evento este onde eles foram agraciados com o prêmio Swiss Charity Award. Depois, os jovens seguiram para Genebra, onde se apresentaram no Palácio das Nações, na sede europeia da ONU. Por fim, a Camerata ainda realizou outros concertos em Düsseldorf e na Embaixada do Brasil em Berlim.

Ainda em 2019 tocou no Festival Rio Montreux, novamente na companhia de Yamandu Costa, e se apresentou no Palco Favela do Rock in Rio. Em 2020, fez várias lives e, com grande sucesso, lançou a música We Are the Champions, que foi muito elogiada pela Banca Queen

Programa:

– Sonata para cordas ‘O Burrico de Pau’, I e IV movimento – Carlos Gomes

– Bachianas brasileira n°4, Prelúdio – Heitor VILLA-LOBOS

– Inverno, 1° movimento – A. Vivaldi

– Valsa da Serenata Para Cordas – Tchaikovsky

– Fuga y Misterio – Astor Piazzolla

– No Reino da Pedra Verde – Clóvis Pereira

– Carinhoso – Pixinguinha

– Samba do Avião – Antonio Carlos Jobim

– Águas de Março – Antonio Carlos Jobim

– Maria Maria – Milton Nascimento

– Valsa da Opereta ‘A Viúva Alegre’ – Franz Lehár

– A Christmas Festival – Leroy Anderson 

SERVIÇO:

Data: quinta-feira (16/12)

Horário: 20h

Local: Teatro de Câmara, na Cidade das Artes

Ingressos: Inteira (R$ 10,00) e meia (R$ 5,00) com doação de alimentos

Endereço: A Cidade das Artes fica localizada na Avenida das Américas, 5.300, na Barra da Tijuca

Acesso: Pelo BRT Alvorada ou estacionamento gratuito

Entrada: o uso de máscara é obrigatório dentro da Cidade das Artes, bem como a apresentação do passaporte vacinal (digital ou físico)