Imposto de Renda pode ser revertido em doações para Fiocruz

Projeto "IR Que Transforma" arrecada fundos para cinco projetos - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os projetos socioculturais idealizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura já podem receber doações por meio do Imposto de Renda. Com o programa IR que Transforma, é possível converter até 6% do imposto de renda devido a um projeto de escolha do contribuinte.

De acordo com o coordenador de captação da Fiocruz, Luis Donadio, “a iniciativa é simples e faz uma diferença muito grande na vida de milhares de pessoas”. Para direcionar o valor para doação, acesse o site http://irquetransforma.org.br e faça o cálculo. Depois de descobrir, escolha um dos projetos, faça o depósito na conta do projeto, e aí você recebe um comprovante. Ao fazer o Imposto de Renda, haverá um campo relacionado a dedução de projetos culturais. Coloque o valor que doou e pronto.

Entre os projetos contemplados, estão o Museu da Vida, a Orquestra do Palácio, o documentário “Mulheres & Covid-19” e os projetos Ciência Móvel e Sons e Imagens da Bahia. O percentual doado será devolvido integralmente no momento da restituição do IR. Em ambos os casos, para que a doação seja possível, basta que a declaração seja feita no modelo completo de tributação.

O IR que Transforma é um programa lançado pela Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI/Fiocruz), por meio do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz.