Barraqueiros de praia se tornam Patrimônio Cultural do Povo Carioca

Projeto de lei é de autoria do vereador Marcio Ribeiro - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou a lei que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Povo Carioca os barraqueiros de praia. Para o vereador Marcio Ribeiro, do Avante, autor do projeto de lei, os barraqueiros de praia têm uma função social, que possui importância não só econômica, mas também cultural:

“Os barraqueiros se tornaram uma tradição cultural, são importantes no relacionamento com os turistas e frequentadores da praia, além de serem utilizados como ponto de referência, como por exemplo a barraca do Uruguai, no posto 9 ou a barraca PQD, no posto 8 em Copacabana. Além disso, eles estimulam atividades de educação ambiental e de preservação do meio ambiente, conscientizando os banhistas a recolher seu lixo, disponibilizando lixeiras em suas barracas e incentivando práticas de reciclagem”, conclui Marcio Ribeiro.

Maria do Carmo Nunes, barraqueira na praia de Copacabana ha 18 anos, diz que essa é uma homenagem mais do que merecida, afinal, quem frequenta as praias da cidade sabe a importância que os barraqueiros tem:

“Quando a gente chega pela manhã, já pensamos desde a forma de arrumar as cadeiras e guarda-sóis, até a temperatura das bebidas e o que vamos oferecer de petiscos para os nossos clientes. A gente trabalha de sol a sol, mas trabalhamos felizes em servir os carocas. Enquantos eles se divertem, a gente rala”, brinca Dona Maria, que confirma que essa atividade é, em muitas das vezes, a única fonte de renda das famílias dos barraqueiros.

Segundo dados da Prefeitura, existem hoje 1.019 ambulantes em pontos fixos (barraqueiros) cadastrados.