Iniciativa reúne sugestões de carioquinhas para projetos

A iniciativa é coordenada pelo Escritório de Planejamento da SMFP - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cerca de 55 mil sugestões de crianças e adolescentes para políticas públicas da cidade estão armazenadas na plataforma Criança Participa, lançada pelas secretarias municipais de Fazenda e Planejamento (SMFP) e de Educação. O site reúne as contribuições dos pequenos para projetos como o Planejamento Estratégico 2021-2024 e o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio.

Ao acessar a plataforma, no link https://participacao-infantil-pcrj.hub.arcgis.com/, é possível consultar os resultados do Mapeamento Afetivo, que revela a percepção e o desejo de crianças para o espaço urbano compreendido entre o trajeto de casa até a escola frequentada por elas. Os dados mostram que os carioquinhas querem um Rio mais limpo, arborizado e seguro. As respostas podem ser vistas por meio de desenhos e textos. Também estão discriminadas por regiões.

O trabalho de pesquisa envolveu aproximadamente 40 mil pessoas e gerou o georreferenciamento de dados de mais de 13 mil estudantes de escolas municipais. A iniciativa é coordenada pelo Escritório de Planejamento da SMFP.

O Criança Participa reúne ainda informações sobre as 15 mil contribuições de crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos para a construção do Planejamento Estratégico da cidade. A interação ocorreu por meio de enquetes virtuais, atividades como desenhos em sala de aula e reuniões do Conselhinho da Cidade, que tem 22 representantes de alunos da rede para debater sobre o Rio.