Guias para pagamento do IPVA 2022 já estão disponíveis para emissão

O tributo pode ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou em três vezes, sem o abatimento - Foto: Moskow/Governo do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir desta terça (11), os donos de veículos já podem emitir a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. A Guia de Regularização de Débitos (GRD), usada para a quitação do tributo, pode ser retirada pelo contribuinte na internet, no Portal do IPVA da Sefaz-RJ (portal.fazenda.rj.gov.br/ipva) ou no site do banco Bradesco (www.bradesco.com.br).

Para emitir a GRD, é preciso ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Já o pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.

O tributo pode ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou em três vezes, sem o abatimento.

O IPVA é calculado com base nos valores venais, os preços de mercado dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre esses valores são aplicadas as alíquotas do imposto (4% para carros flex; 2% para motos e 1,5% para automóveis movidos a GNV).

O primeiro vencimento da tabela, para os automóveis com final de placa número 0, será no dia 21 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela quanto para a quitação integral do imposto. Já para os veículos com final de placa 9, o vencimento inicial será no dia 3 de fevereiro.

Além da emissão da GRD, o Portal do IPVA tem diversos outros serviços e informações e serviços relativos ao tributo.

Confira abaixo o calendário completo de vencimento do IPVA 2022.

Calendário indica os dias de pagamento de acordo com a placa do carro

Foto:Divulgação