Rio Innovation Week abre calendário de grandes eventos na cidade

O prefeito Eduardo Paes e o coordenador de Cidade Inteligente do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, estão entre os participantes - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Rio de Janeiro vai receber o mais completo evento de Inovação e Tecnologia já realizado na América Latina. O Rio Innovation Week acontece desta quinta-feira (13) até domingo (16), no Jockey Club Brasileiro. A agenda já tem confirmados mais de 500 palestrantes, além da presença de 1.000 startups e 190 expositores.

A grade de palestras do evento será dividida por 19 palcos segmentados por mercados de atuação. Entre os keynotes confirmados estão nomes como: Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que irá conversar com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes; Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Francis Suarez, prefeito de Miami, que participará de conversa junto com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação, incentivando a geração de novos negócios e a instalação de empresas focadas em novos modelos de atuação.

Nesta quinta, às 18h, dentro do segmento Sociedade 5.0, que abordará a importância das inovações na melhoria da qualidade de vida da população, o coordenador de Cidade Inteligente do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, falará sobre o tema "Rio: cidade inteligente". Mais cedo, às 13h, o chefe executivo do Centro de Operações (COR), Alexandre Cardeman, estará na mesa “Cities of Tomorrow - Soluções para uma Cidade Inteligente”, com a presidente da Assespro-RJ (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) e CEO da Lab245, Maria Luiza Reis.

A apresentação de Felipe Peixoto mostrará, entre outros projetos, a implantação, por meio de uma PPP, de uma rede de internet das coisas (IoT), que conectará remotamente as novas luminárias LED da iluminação pública carioca e 4 mil sensores, 10 mil câmeras, modernização semafórica e 5 mil pontos de acesso WIFI gratuito. Tudo gerenciado a partir do Centro de Controle Operacional, que ampliará a capacidade do COR.

O prefeito Eduardo Paes também está na programação da feira, participando de um bate-papo com o prefeito de Miami, Francis Suarez, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação, incentivando a geração de novos negócios.

Os ingressos são vendidos com exclusividade na plataforma Sympla.