Comitê científico do RJ adia decisão sobre carnaval na Sapucaí para o dia 24 de janeiro

Integrantes do comitê também defenderam a retomada do uso de máscaras em locais abertos - Foto: Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19, que assessora a prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Saúde, decidiu, em reunião na manhã desta quarta-feira (12), adiar a decisão sobre a realização dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Segundo o infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alberto Chebabo integrante do comitê, que foi ouvido pela equipe de reportagem da Super Rádio Tupi, os especialistas defenderam a retomada do uso das máscaras de proteção respiratória em espaços abertos, onde não seja possível manter o distanciamento social.

Além disso, os especialistas recomendaram o cronograma de volta às aulas seja mantido pela Secretaria Municipal de Educação. Os técnicos avaliaram que os dados colhidos até o momento, sobre o avanço da variante Ômicron da Capital Fluminense, ainda não evidenciaram a necessidade da retomada do ensino remoto ou híbrido na cidade.

Sobre os desfiles no Sambódromo da Marques de Sapucaí foi marcado um novo encontro entre os membros do Comitê Científico e o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz para emitir um parecer definitivo sobre a realização do evento. De acordo com os técnicos, até a próxima reunião, os indicadores da pandemia na cidade continuarão sob monitoramento pela prefeitura.