Cedae eliminou 993 gatos em operações antifraudes em 2021

Ações de fiscalização da equipe de Segurança Patrimonial em imóveis e comércios somaram 3.969 atuações - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Cedae encerrou 2021 com 993 gatos desfeitos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - mais do que o triplo registrado no ano anterior. As ações de fiscalização da equipe de Segurança Patrimonial em imóveis e comércios somaram 3.969 atuações e geraram R$ 617 mil em multas aplicadas.

Somente entre junho e agosto, 518 ligações clandestinas foram removidas, com destaque para a operação que eliminou - em um dia - 181 gatos na Avenida Isabel Domingues, na Gardênia Azul, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

As ligações clandestinas de água têm como consequência o consumo excessivo e a contaminação da rede de abastecimento. Efetuadas com materiais impróprios e técnicas inadequadas, favorecem vazamentos e provocam desperdício de água. Além disso, as irregularidades também impactam o abastecimento de outras regiões, já que prejudicam diretamente o fluxo de água na rede de distribuição.

A Cedae atua em parceria com o poder público e empresas prestadoras de serviço para coibir o furto de água, crime tipificado no artigo 155 do Código Penal. Quando o caso é flagrado, técnicos especialistas fazem testes de pressão, vazão e com reagentes químicos para comprovar que água do local é fornecida pela companhia. Após a confirmação, a ligação clandestina é cortada.

"Empregamos recursos diversos para identificar as ligações clandestinas e obtivemos um resultado expressivo no ano passado em ações que reúnem equipes de outras instituições. Em 2022, manteremos o foco nas operações antifraudes e daremos total apoio às concessionárias em suas áreas de atuação", informa o diretor-presidente da Cedae, Leonardo Soares.

A Cedae mantém canal aberto para denúncias de gatos de água pelo site www.cedae.com.br ou pelo telefone 0800-282-1195.