Falsos servidores públicos tentam negociar multas em nome do Procon-RJ

Cássio Coelho, presidente da autarquia, faz alerta contra a atuação de estelionatários - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Procon Estadual do Rio de Janeiro faz um alerta para golpes que estelionatários têm tentado aplicar em fornecedores. A abordagem geralmente é feita por e-mail, mensagem de texto ou ligação telefônica. Os golpistas entram em contato com as empresas, como se fossem diretores da autarquia, para negociar multas e pedir doações. O pix é a forma de pagamento preferida. Os estelionatários chegam a usar o nome do presidente ou de funcionários do Procon-RJ.

"Coletamos imediatamente todas as informações, entramos em contato com a Delegacia do Consumidor e solicitamos abertura de inquérito para apurar este tipo de prática. Caso algum fornecedor receba esse tipo de pedido, faça a denúncia e jamais negocie", orienta o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

A polícia foi acionada para investigar o caso. O Procon-RJ informa que o pagamento de multa aplicada pela autarquia é feito apenas através de Guia de Recolhimento do Estado (GRE), gerada por meio do site da Secretaria de Estado de Fazenda.

O Procon-RJ faz contato com fornecedores por intermédio de ofício e notificação. Os estabelecimentos que desejam pagar as multas aplicadas pela autarquia devem solicitar a guia de pagamento através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sistema de gestão de processos administrativos e documentos eletrônicos. O boleto ficará disponível para o fornecedor no processo eletrônico instaurado.