Educação em urgência na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Pesquisa aponta que mais de 240 mil crianças e adolescentes estavam fora da escola no fim de 2021 - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Projeto de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar teve o pedido de urgência aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Alerj. A petição foi feita pela autora do PL, a Deputada Adriana Balthazar e pelo coautor Deputado Renan Ferreirinha, ambos do PSD. O programa tem como objetivo envolver as famílias dos estudantes nas atividades escolares e ainda prevê visitas às casas dos alunos que abandonaram a escola.

O relatório da organização Todos Pela Educação aponta que 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021. Um crescimento de 171% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

“A criança que abandona a escola tem a qualidade de vida automaticamente afetada. Uma vez que não retorna à sala de aula, ela congela o aprendizado e estará menos capacitada para entrar mercado de trabalho gerar renda para si mesma.” - Ressaltou Adriana Balthazar

O texto da proposta é inovador e tem como foco atrair mais estudantes para as escolas. O Projeto prevê, por exemplo, incentivo a participação dos alunos nas decisões de suas turmas e séries, inserção de disciplinas em que o professor dialoga com os estudantes sobre as possibilidades de trabalho após o encerramento do Ensino Médio, além de mais uso de tecnologia dentro das salas e também a adesão de atividades de autoconhecimento.