O Projeto de Lei 5017/2021 da Deputada Adriana Balthazar (PSD) foi protocolado na Alerj e pretende vedar a exigência de apresentação de documentos, certidões ou prova de dados fornecidos por órgãos e entidades dos Poderes da União, dos estados e municípios. Se aprovado, órgãos como o Detran, por exemplo, não poderão pedir carteira de identidade quando o cidadão entrar com processo para emissão da Carteira Nacional de Habilitação.
“Não faz sentido os órgãos que podem emitir documentos de forma exclusiva, pedirem a comprovação de outros documentos que apenas eles têm o poder de emitir. É mais custo para o cidadão, mais tempo e burocracia gerados por conta da falta de um banco de dados eficiente.” - Afirma a Deputada.
Na justifica da proposta, Adriana Balthazar afirma que é preciso atualizar a Administração Pública com a tecnologia adequada. O projeto pede unificação do banco de dados ou fácil troca de informações entre as esferas. Desta forma, as formalidades desnecessárias seriam eliminadas e os processos andariam de forma mais rápida.
No entanto, para começar a valer esta regra é necessário que o PL entre em votação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Alerj, que vai entrar em recesso no próximo mês por conta das eleições, adiando, assim, todas as decisões da Casa.
Burocracia pode ser eliminada na emissão de documentos

Projeto de Lei quer vedar exigência de documentos por instituições estaduais quando são emitidos pelo Poder Público - Foto: Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura