Centro de Operações passa a receber ocorrências pelo app

Um dos diferenciais do aplicativo é o envio de áudio e vídeo, em tempo real, com informações complementares sobre a ocorrência - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A população da cidade do Rio de Janeiro agora conta com mais um canal para reportar situações de emergência urbana no município. A startup Linha Direta desenvolveu um espaço exclusivo em seu aplicativo para o envio de alertas geolocalizados sobre acidentes de trânsito e impactos das chuvas (bolsões d’água, quedas de árvore e deslizamentos) ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR). A novidade é resultado da participação da startup na terceira edição do programa de inovação Desafio COR, que teve como tema a comunicação de emergência.

Um dos diferenciais do aplicativo é o envio de áudio e vídeo, em tempo real, com informações complementares sobre a ocorrência, inibindo trotes e agilizando a resposta das equipes da prefeitura. Leonardo Gandelman, CEO do Linha Direta, destacou a importância da parceria para a melhoria da mobilidade urbana e, também, da segurança do cidadão, pois pode ajudar a salvar vidas.

– Essa parceria com o COR foi muito significativa porque agora temos acesso a algo mais concreto do que está acontecendo, permitindo uma ação mais efetiva. Hoje, somos um canal oficial do COR e o único que pode enviar vídeos ao vivo, inibindo informações fakes e possibilitando uma pronta resposta às ocorrências – ressaltou.

O chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, reforçou a importância da nova ferramenta para ampliar o atendimento às ocorrências e reduzir seus impactos na cidade.

– Iniciativas como essa fazem a diferença e todos ganham. O cidadão nos auxilia com informações, e nós conseguimos auxiliá-lo mais prontamente na solução do incidente – disse Cardeman.

O aplicativo Linha Direta é gratuito e está disponível para download nas versões Android (Play Store) e iOS (Apple Store).