Varíola dos macacos: Rio confirma quinto caso e transmissão local

O Estado já tem o registro de cinco casos de varíola dos macacos, sendo quatro na capital - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio confirmou mais um caso de varíola dos macacos na cidade do Rio  na terça (29). O paciente é um homem de 28 anos, residente no município e sem histórico de viagem internacional. É o quinto caso da doença registrado no estado.

O Estado do Rio de Janeiro confirmou a transmissão local da doença. Na última sexta (24), o secretário municipal de Saúde do Rio, Rodrigo Prado, confirmou a transmissão local da varíola dos macacos na capital.

Também são investigados outros três casos suspeitos na cidade, todos homens com idade entre 30 e 39 anos. Eles se encontram em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados diariamente pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) por meio da Coordenação de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS Rio).

O Estado já tem o registro de cinco casos de varíola dos macacos, sendo quatro na capital - um deles um homem vindo de Londres - e um na cidade de Maricá.


As principais formas de transmissão da varíola dos macacos são por contato próximo, íntimo, com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Pode ser por um abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. Por ora, esse vírus não é transmissível pelo ar, como a Covid.