Rio de Janeiro recebe pela segunda vez selo de excelência ambiental

A iniciativa reconhece ações promovidas por órgãos públicos no âmbito nacional pela promoção na implementação de práticas sustentáveis - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pelo segundo ano consecutivo o Ministério do Meio Ambiente Certifica a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) com o selo da Agenda Ambiental da Administração (A3P) em reconhecimento às ações sustentáveis adotadas referente ao ano de 2021, o selo tem a finalidade de estimular órgãos públicos e autarquias de todo país na implementação de práticas e sustentabilidade. Emitido anualmente para instituições com termo de adesão disponibilizando informações e dados por meio do Relatório de Monitoramento Socioambiental.

“É muito bom saber que mais uma vez todo o esforço da Fundação Ceperj na pesquisa e na execução de projetos que viabilizem uma consciência mais sustentável tenha sido reconhecida. Isso só reforça a necessidade de prosseguir com o trabalho feito no intuito de expandir cada vez mais e prosseguir incentivando ações que repercutem positivamente para o meio ambiente e que por consequência impactam no nosso futuro” Comemora Gabriel Lopes, presidente da Fundação Ceperj.

Pioneirismo em ações reconhecidas

No ano de 2021, a Fundação Ceperj já havia sido a primeira fundação do estado a ser agraciada com o reconhecimento oficial pela atuação sustentável e iniciativas que geraram resultados positivos para o meio ambiente como um todo. Dados de economia de água, de energia, ações ambientais e capacitação ambiental são informações muito bem avaliadas pelo MMA. No ano de 2021, a instituição realizou diversas ações sustentáveis como Coleta Seletiva Solidária, substituição de lâmpadas evitando gastos e alto consumo de energia, válvulas de controle em descargas para evitar desperdício de água, coleta de eletrônicos fora de uso ou danificados e coleta de óleo.

“É importante pelo fato de ser a Fundação Ceperj,um órgão estadual sendo certificado por boas práticas ambientais e que fomenta o estudo, a pesquisa e a prática da sustentabilidade. E para os profissionais da Fundação é mais uma coroação de todo o empenho colocado em cima do desenvolvimento de projetos que visam o cuidado com o meio ambiente como bem estar da população. São diversos órgãos públicos que participam, mas poucos têm o seu trabalho reconhecido, então é uma honra ter o nosso trabalho agraciado mais uma vez”. Reforça Yuri Maia, à frente Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Cooprua/Ceperj).


Sobre o Ceperj
A Fundação CEPERJ é responsável pelas bases estatísticas e cartográficas do Estado do Rio de Janeiro. Sua equipe atua na coleta e análise de dados, com objetivo de subsidiar gestores e estudiosos na percepção da realidade do estado e no aperfeiçoamento das políticas públicas.
Atuando na capacitação, especialização e produção de conhecimento e promovendo a excelência da gestão pública e o desenvolvimento econômico.
[13:09, 12/07/2022] Lucas Freitas O Dia: Legenda: Gabriel Lopes, presidente da Fundação Ceperj e Yuri Maia, coordenador de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Cooprua /Ceperj). Imagem :Divulgação.