Operação da SEAP aprende celulares, armas e drogas no Complexo Penitenciário de Bangu

Alguns dos celulares foram encontrados a cerca de 5m de altura, escondidos em fendas no alto da parede da área comum da unidade prisional - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Policiais penais apreenderam 33 celulares, chips, diversas armas brancas e pequena quantidade de maconha durante revista surpresa em quatro das oito galerias do Presídio Nelson Hungria, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (14).

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), alguns dos celulares foram encontrados a cerca de cinco metros de altura, escondidos em fendas no alto da parede da área comum da unidade prisional. O presídio Nelson Hungria conta com 826 presos masculinos que se declaram neutros, por não integrarem nenhuma facção criminosa.

Também foram apreendidos celulares em pacotes de biscoito e em meio às fibras das vassouras usadas pelos “faxinas”. Chips de celulares estavam escondidos nas paredes descascadas das galerias. Todo material apreendido foi levado para a Delegacia da região, para confecção do Registro de Ocorrência.

A operação fez parte do 1º Treinamento de Cadeia de Custódia e Coleta de Dados e Materiais de interesse da Inteligência Penitenciária (IPEN), que teve por finalidade padronizar e normatizar as rotinas adotadas nas apreensões realizadas em ambientes prisionais, bem como apreensões em operações afetas ao sistema penitenciário fluminense.

Cerca de 80 policiais penais participaram da operação, sendo que 63 deles eram alunos do 1º Treinamento de Cadeia de Custódia e Coleta de Dados e Materiais de interesse da Inteligência Penitenciária (IPEN). A revista fez parte da aula prática.

Dirigido pela Subsecretaria de Inteligência do Sistema Penitenciário (SSISPEN) e coordenado pela Escola de Inteligência Penitenciária (EINPERJ), o treinamento teve a duração de 02 (dois) dias e foi destinado a Policiais Penais lotados na Subsecretaria de Inteligência Penitenciária (SSISPEN/SEAP), na Corregedoria, e aos gestores das Coordenações de Área da SEAP, indicados pela Subsecretaria de Gestão Operacional (SEAP/OP).