Polícia Militar faz operação especial da Zona Sul neste fim de semana

Policiamento está reforçado para impedir furtos e roubos - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um esquema especial de segurança foi montado por batalhões da Polícia Militar da Zona Sul do Rio para garantir um fim de semana mais tranquilo após a alta das temperaturas. Policiais do 19° BPM (Copacabana), 23° BPM (Leblon), 2° BPM (Botafogo) e o 5° BPM (Gamboa), com o apoio das unidades do Bairro Presente, realizam blitz em vias importantes dos bairros.

O reforço inclui a Operação Paladino, com mais de 100 policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) circulando em motopatrulhas e viaturas nas principais vias da Zona Sul e Zona Oeste.

"A corporação adotou um novo modelo de patrulhamento nos bairros a fim de coibir roubos e furtos na Zona Sul e em outras áreas estratégicas da região metropolitana. O policiamento é realizado de acordo com os dados da mancha criminal da região", disse o governador Cláudio Castro.

As equipes intensificam as abordagens, checagem de documentos e prisões em flagrante. A região também conta com equipes dos Programas Bairro Presente, Segurança Presente e Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).

De acordo com o comando do 23º BPM (Leblon), para reduzir mês a mês os índices criminais, o policiamento na área do batalhão é feito por equipes de em patrulhamento em plantões de 24 horas, com viaturas em pontos estratégicos nos bairros atendidos pela unidade militar, equipes que patrulham a faixa da areia com quadriciclos, bem como o apoio do projeto Segurança Presente nas principais ruas.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que na área atendida pelo 23º BPM houve queda de 12,3% no total de roubos registrados no mês de maio de 2022 em relação a maio de 2021

O comando do 19ºBPM (Copacabana) vem intensificando o patrulhamento em sua área de atuação, com reforço de equipes circulando em motocicletas nas principais vias da região e bicicletas, também no calçadão da praia. Na faixa de areia, os policiais militares atuam no policiamento ostensivo em quadriciclos e a pé.


Quadriciclos nas praias de Niterói

A partir desta segunda-feira (18/07), a Polícia Militar entregará seis novos quadriciclos ao 12º BPM (Niterói), que serão utilizados no patrulhamento das praias e faixas de areia. Os novos veículos, que estarão operando na orla de Niterói e Maricá, fazem parte de uma frota de 56 equipamentos recém adquiridos pela corporação.