Guarda-Parques recebem capacitação para o manejo de fauna silvestre atropelada

Estima-se mais de 150 mil bichos acidentados em rodovias e estradas - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta quarta-feira (20), às 9h, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), por meio da Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (COOPRUA) realizará uma capacitação para guarda-parques no manejo de fauna silvestre atropelada. O treinamento faz parte do projeto “RJ é o bicho” e será realizado no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), em Guapimirim.

“O treinamento de agentes ambientais, como guarda-parques, secretários de meio ambiente e polícia florestal é um dos cinco eixos do projeto “RJ é o bicho”, que visa fortalecer e conservar a biodiversidade. Precisamos ter uma equipe capacitada para que todos contribuam na preservação da nossa biodiversidade”, explica Gabriel Lopes, Presidente da Fundação Ceperj.

A instituição estima que cerca de 150 mil bichos sejam vítimas dos acidentes, por ano. O Coordenador de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais da Fundação Ceperj, Yuri Maia, explica que a capacitação visa treinar os guarda-parques para o monitoramento de rodovias que cortam ou margeiam as Unidades de Conservação.

“O objetivo da Fundação Ceperj promover essa capacitação é fazer o guarda parque entender como deve ser o manejo do animal, seja vivo ou morto, por conta das zoonoses, doenças transmissíveis entre os animais e o homem, representando uma importante ameaça à saúde e ao bem estar da população, então, é importante que o agente envolvido esteja capacitado, iniciaremos pela cidade de Guapimirim conta Yuri Maia.

A capacitação será ministrada por biólogos do projeto “RJ é o bicho” e também contará com um manual desenvolvido que possui o passo a passo do monitoramento de fauna silvestre atropelada.

“Atropelar um animal numa via é crime, isso além de ser traumatizante passar visualizar um animal atropelado na via, então tem vários tipos de impactos, inclusive ambientais”, diz Maia.

O presidente da Fundação Ceperj completa reforçando que é difícil mensurar as perdas. “O animal colabora com o meio em que vive, portanto, um atropelamento envolve diferentes problemas, seja com a fauna ou até com a própria flora. Os atropelamentos colocam em risco a manutenção da nossa biodiversidade”, destaca Gabriel Lopes.

Serviço:
Capacitação sobre o manejo e monitoramento de fauna silvestre atropelada
Data e horário: 20/7, das 9h às 15h
Local: Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ)
Endereço: Estr. do Paraíso, s/n - Paraíso, Guapimirim

Sobre a Fundação Ceperj
A Fundação CEPERJ é responsável pelas bases estatísticas e cartográficas do Estado do Rio de Janeiro. Sua equipe atua na coleta e análise de dados, com objetivo de subsidiar gestores e estudiosos na percepção da realidade do estado e no aperfeiçoamento das políticas públicas.