Degase e AgeRio firmam parceria para linha de crédito de até R$ 2 mil

Programa Recomeçar será voltado para os alunos das oficinas profissionalizantes e de capacitação - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), e a Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) firmaram um convênio para a estruturação do Programa Recomeçar que oferecerá uma alternativa de recomeço aos socioeducandos, seus familiares, servidores e comunidades entorno das unidades, por meio do empreendedorismo e da formação profissional. Além de terem acesso aos cursos profissionalizantes do Degase, os jovens terão à disposição uma linha de crédito de até R$ 2.000, com taxa de 0,25% ao mês, para começarem o seu negócio e prover o seu sustento.

O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, salientou que o programa Recomeçar é de extrema relevância da vida dos socioeducandos.

“Nosso objetivo é gerar uma completa mudança de paradigma na socioeducação através do trabalho, da geração de renda e de uma nova consciência para os jovens poderem recomeçar e ocupar um espaço legal e produtivo na sociedade. Aproveitamos o que tinha ao dispor na Agerio para a sociedade empreendedora e trouxemos para o Degase. Aqui cuidamos dos jovens com muita dedicação. Com isso, buscamos também reduzir a reincidência”, frisou o diretor.

“É muito gratificante para a AgeRio estabelecer esse protocolo de intenções com o Degase e poder oferecer não só uma linha de crédito, mas a esperança para os menores reiniciarem suas vidas através do empreendedorismo e regular entrada no mercado de trabalho”, disse o presidente da AgeRio, André Vila Verde.

O Secretário de Educação, Alexandre Valle, reforçou a conquista inédita para a socioeducação. “É uma oportunidade única de inclusão socioeconômica para nossos jovens do Degase. O empreendedorismo é um caminho que a maioria deles sonha em seguir e nunca tiveram oportunidade” declarou o secretário.

Victor Poubel destacou também que não se trata de uma oferta de crédito inadvertida. – Ela é baseada no mérito de cada jovem e a vontade de repaginar sua vida, saindo do mundo infracional, para não termos o criminoso do sistema penitenciário do amanhã. Por isso, as exigências e os critérios são rígidos para a aprovação do crédito. Eles precisam ser maiores de 18 anos, ou emancipados, não possuir restrições no SPC/SERASA , apresentar fiador sem restrições nesses órgãos também, terem feito cursos profissionalizantes do Degase e passado por capacitação nos temas empreendedorismo e educação financeira com comprovação com os diplomas – explica.

Feita toda pré-análise pelo Degase, toda documentação será enviada à Agerio para a apreciação final.