Rio lança plataforma de vendas para impulsionar economia solidária na cidade

A plataforma Compre.Rio foi lançado nesta semana pela prefeitura do Rio - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, deu um passo significativo rumo ao fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária na cidade ao lançar a plataforma de vendas Compre.Rio.

A iniciativa inovadora permitirá que empreendedores do setor tenham a oportunidade de comercializar produtos de maneira fácil e acessível na internet, sem o pagamento de taxas.

O acordo de cooperação técnica que viabiliza a plataforma foi assinado nesta quinta-feira, no Palácio da Cidade, com a participação do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário, Diego Zeidan.

"A gente tem que entender que a revolução digital está aí, não é um negócio do futuro. As plataformas já existentes, que permitem acabar com a intermediação nas relações entre as pessoas, foram muito espertas e usaram a tecnologia para fazer essa intermediação e lucrar. Mas se você pode fazer isso de maneira direta, sem cobrar taxa, que esse valor possa ser distribuído entre quem está produzindo e comprando, isso é muito melhor", disse Eduardo Paes.

A plataforma é intuitiva e amigável, permitindo que os trabalhadores de economia solidária vendam seus produtos de maneira conveniente e eficiente. Por ser online, a iniciativa promove ainda a inclusão digital e permite a capacitação de empreendimentos do setor para a venda online, facilitando o acesso aos mercados virtuais.

"A Compre.Rio é uma plataforma que aproxima o pequeno produtor do consumidor de maneira geral. Ela vem gerar mais renda, mais venda para o pequeno empresário, aumentando a receita de cada comércio, a qualidade de vida do comerciante. Ela dá mais oportunidade de negócio e de venda. O empreendedor faz o cadastro no site, sobe os produtos para vender e já encontra o consumidor", disse Diego Zeidan.

Artesã há mais de cinco anos, tendo na economia solidária sua principal fonte de renda, Maria Eulália Almeida Melo diz que a plataforma de venda online é um campo infinito para os empreendedores:

"A gente espera que essa iniciativa seja muito próspera, que possa levar a nossa arte a novos lugares, valorizar o artesanato e multiplicar as nossas vendas. Nas feiras, temos um bom público, mas é limitado. Hoje a venda online está ganhando muito espaço, quase que dominando. Para o artesão, que faz seu trabalho com tanto amor e carinho, essa é uma novidade infinitamente grandiosa e nos alegra demais, cria uma expectativa para aprendermos mais e mostrarmos aquilo o que a gente faz, mostrar o valor do artesanato e o valor do artesão.

Ao impulsionar o comércio local, a plataforma também pretende fomentar a geração de renda e emprego. E, por meio de campanhas publicitárias estratégicas promovidas pela Prefeitura do Rio, o projeto também reforçará a visibilidade e o reconhecimento dos produtos de economia solidária, ampliando as oportunidades de mercado.

Para a realização do projeto foi firmado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Além disso, os Correios serão parceiros na distribuição dos produtos da plataforma, facilitando o acesso dos consumidores aos produtos oferecidos.

"É um golaço o lançamento de uma ferramenta moderna, inovadora e que vai atender a economia solidária, os artesãos, os produtores orgânicos e todos aqueles que às vezes enfrentam as barreiras das grandes ferramentas em marketplace", enfatiza o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

Superintendente dos Correios, Paulo Penha ressalta que o projeto tem tudo para dar certo:

"Essa plataforma é dinâmica, dentro dos padrões do mercado e a custo zero para o artesão e o comerciante local. Seremos o braço logístico, com entregas de qualidade e dentro do prazo".