O papa Leão XIV já esteve por duas vezes na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A igreja é da ordem agostiniana, a mesma ordem da qual faz parte Robert Francis Prevost, eleito pontífice na quinta-feira (8).
O sacerdote esteve na paróquia em 2012, para uma visita pastoral, e em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. Na época, ele era bispo no Peru.
“Ele é norte-americano, mas tem um coração latino-americano. A gente pode perceber ontem, no discurso, no qual ele ficou bastante emocionado. Ele conhece a realidade da América Latina, suas dores e sofrimentos. Acho que ele será fiel ao que ele acredita.”, afirmou o frei Álefe Lucas.
O religioso conta que conheceu o atual papa no período de formação para o sacerdócio e o considera uma pessoa que capaz que cumprir o período no pontificado com serenidade.
“É uma pessoa muito simples, muito próxima. Eu acho que vai ser um papado muito próximo do povo”, destacou o frei.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, tornou-se o primeiro papa americano da história da Igreja Católica e o primeiro vindo de um país de maioria protestante. Eleito no conclave encerrado nesta quinta, ele escolheu o nome Leão XIV. Nascido em Chicago, em 14 de setembro de 1955, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru.
Paróquia da Zona Norte do Rio recebeu papa Leão XIV duas vezes

Papa Leão XIV com jovens em paróquia no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/ TV Globo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura