Maternidade Maria Amélia, no Centro do Rio, celebra 13º aniversário

A maternidade recebeu a visita do grupo Cantareiros, um coral que leva música, empatia e solidariedade para pacientes . - Foto: Edu Kapps/SMS

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Música e emoção tomaram conta dos corredores do Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda (HMMABH), no Centro do Rio, na terça-feira (13/5). Durante a comemoração do 13° aniversário da unidade, era difícil conter as lágrimas diante das surpresas preparadas pela equipe para profissionais, pacientes e acompanhantes. Mais do que uma data a se festejar, o dia também marca os quase 60 mil carioquinhas trazidos à vida por esta que é uma das maiores maternidades da rede pública municipal. Um marco importante para a cidade e a saúde carioca.

O HMMABH foi inaugurado em 13 de maio de 2012, um domingo muito especial, era o Dia das Mães daquele ano. Desde então, foram 58.138 partos realizados. A unidade conta com 117 leitos ativos, distribuídos entre os setores de alojamento conjunto, apoio clínico, UTI e UI neonatal e Canguru. São ainda duas salas cirúrgicas, 12 salas de parto e 15 consultórios. A maternidade realiza, em média, 350 partos mensais, sendo mais de 70% deles normais, indicador positivo e um dos melhores da rede municipal. O setor Neonatal é dedicado a bebês prematuros ou de baixo peso.

A comemoração do 13º aniversário contou, no início da manhã, com uma missa de ação de graças na capela do Hospital Municipal Souza Aguiar, no complexo hospitalar do Centro da cidade, celebrada pelo padre Júlio Lancellotti. Na sequência, a maternidade recebeu a visita especial do grupo Cantareiros, um coral que visita hospitais levando música, empatia e solidariedade para pacientes internados.