Prefeitura intensifica sanitização de ruas de São Gonçalo

O trabalho está sendo feito por 22 motos adaptadas - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo intensificou o trabalho de desinfecção das ruas da cidade com auxílio de 22 motos adaptadas para trabalhar no combate ao Coronavírus. A Secretaria de Saúde está empregando a mesma tecnologia utilizada pelos chineses, que é o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal.

“A sanitização das ruas é extremamente importante para conter a doença no município. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar estes seres do ambiente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Todo o trabalho é monitorado pela Vigilância Ambiental, através de um sistema que consegue identificar, em tempo real, em quais ruas as equipes já efetuaram o serviço. A prioridade está sendo garantida aos bairros com maior número de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica.

"Estamos fazendo a pulverização do produto nas ruas e bairros onde a incidência do Coronavírus é mais alta. As motos têm duas velocidades. O deslocamento da base até o local da ação, a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais possam ser atendidos. Outra vantagem é que a cada 5 segundos nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação”, completa Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental.

Ainda de acordo com Adaly, os funcionários foram capacitados e estão trabalhando com todo equipamento de proteção individual (EPI) necessário: máscara, viseira, luva e macacão branco.

Os agentes percorreram nesta segunda-feira os bairros Anaia Grande, Ipiíba, Jardim Bom Retiro, Jardim Catarina e Antonina. Nesta terça-feira serão beneficiadas as regiões do Anaia Pequeno, Arrastão, Pacheco, Gebara, Jardim Catarina e Nova Cidade. Na quarta-feira será a vez do Arsenal, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Guaxindiba, Jardim Catarina e Trindade. Na quinta, os agentes percorrerão as regiões Engenho do Rocado, Jardim Miriambi, Marambaia, Santa Luzia, Luiz Caçador, Recanto Acácias. E na sexta as localidades do Rio do Ouro, Laranjal, Monjolos, Largo da Ideia e Mutondo.