Estado do Rio inicia programa de testagem para diagnosticar covid-19

O Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, será um dos locais dos exames a partir de sexta-feira - Foto: Divulgação / Governo do Estado

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia o programa de ampliação de testagem por RT-PCR para covid-19. Os testes podem ser agendados pelo aplicativo Dados do Bem a partir desta quinta-feira e os exames terão início no dia seguinte em três centros: no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, ambos em São Gonçalo; e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, com capacidade total de 1,5 mil exames por dia.

Entre as medidas do pacote de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus estão ainda a abertura de novos leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19, totalizando 348 leitos exclusivos. Desse número, 112 já foram abertos nos últimos dias. Os outros leitos serão disponibilizados até o próximo dia 15, de acordo com a evolução dos casos.

A escolha das três unidades iniciais de testagem levou em consideração o aumento de casos naquelas regiões e a oferta de exames RT-PCR já existente em outros municípios do estado. Desde outubro, em parceria com a SES, as secretarias municipais de saúde vêm aumentando a oferta de testes. Só no mês passado foram realizados 92.925 exames, caracterizando um aumento de 74% em relação a outubro.

O secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, explica que a ampliação da testagem e aumento de leitos são essenciais para o atendimento adequado à população nesta etapa. "Estamos tomando as medidas necessárias para o enfrentamento aos novos casos de covid-19 no estado. Vamos ampliar ainda mais o número de leitos e testar o maior número possível de pessoas", afirmou.

A parceria com o aplicativo Dados do Bem consiste na cessão gratuita da tecnologia para o estado, assim como a entrega da inteligência de dados gerada pelo aplicativo. Além disso, também será realizado o treinamento de profissionais para viabilizar a iniciativa. O objetivo é que o programa seja ampliado nos próximos dias para outras três unidades em regiões onde for identificado aumento de casos de covid-19.